O encontro aconteceu na última segunda-feira 02/12 nas dependências da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Cândido Sales onde reuniram presidentes de associações rurais, o diretor da Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste – COOPASUB, o presidente do sindicato rural, o CEAS e outros membros da Articulação Bahia Minas Gerais em Defesa do Rio Pardo.

A região do Médio Rio Pardo – MPR, região do município de Cândido Sales tem forte aptidão para a Agricultura Familiar, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que determina ao poder público que adquira no mínimo 30% dos alimentos dos agricultores locais, pode incentivar a produção familiar local.

Cândido Sales chama atenção pelo potencial do município com base nas transferências do FNDE e a pouca disponibilidade de produção da parte dos agricultores do município e da dificuldade destes acessarem os processos de Chamada Pública para a venda da produção existente. Em 2017 foi repassado ao município R$ 979.344,00, desse valor, apenas 23,5% foi utilizado na aquisição de produtos da Agricultura Familiar.

Depois de apresentar documento explicando sobre o funcionamento do PNAE e da importância do programa para o fortalecimento da agricultura camponesa e familiar o Técnico de Campo do CEAS ouviu a opinião dos presentes sobre o assunto, esses por sua vez, apresentaram colocações e apontamentos que refletem a realidade do município quanto à dificuldade de comercializar a produção familiar ao programa.

Uma maior articulação entre agricultores familiares, poder público, conselhos de políticas públicas e outros agentes ligados ao tema no município foi apresentada pelos participantes da reunião como sendo necessária para a ampliação da participação do agricultor familiar local no PNAE de Cândido Sales – BA. Tal movimento organizativo é fundamental para em seguida mapear os produtos da Agricultura Familiar e elaborar o Cardápio respeitando a cultura alimentar e a diversidade da produção local.

O passo seguinte é preparar os agricultores familiares para participarem das Chamadas Públicas oferecendo a produção existente tendo como referência preços justos estabelecidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, elaborar o Projeto de Venda e fazer os demais encaminhamentos até a entrega dos produtos.

No final do encontro, os participantes definiram encaminhamentos a serem realizados na direção do fortalecimento dos agricultores para o fornecimento ao Programa Nacional de Merenda Escolar – PNAE no município e movimentar-se nessa direção é fundamental para estimular a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar.

Conhecer a agenda das Chamadas Públicas do município para a Alimentação Escolar, informar os agricultores sobre o PNAE, fazer levantamento produtivo sazonal e convidar os interessados para a próxima reunião foram alguns dos encaminhamentos definidos para todos os presentes.

O fortalecimento da agricultura campesina, familiar e orgânica é uma maneira de intensificar a defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo a partir da percepção dos pequenos produtores quanto à importância do recurso hídrico para a manutenção das atividades produtivas desenvolvidas na agricultura do município.

Ele, o agricultor precisa compreender a sua relação com o Rio Pardo e ocupar os lugares de fala na sociedade para defender o seu interesse diante das questões que envolvem a proteção, gestão e distribuição dos recursos hídricos no Território Municipal respeitando as características naturais da região.

Ao fortalecer a Agricultura Familiar e campesina, fortalece também a Articulação em Defesa do Rio Pardo, por isso a necessidade de ânimo e esforço dos envolvidos.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *