Iniciativa das comunidades pretende sensibilizar a população para a preservação do Rio Pardo e seus afluentes.

Missão das Águas – Cachoeira Ribeirão do Largo (2023). Foto: Equipe CEAS.

A Missão das Águas de Ribeirão do Largo, no sudoeste da Bahia, traz o tema “Terra e água: dons da vida no campo e na cidade” nesta edição de 2024. Trata-se da segunda edição da celebração que, em 2023, apresentou denúncias e reivindicações de comunidades sobre os impactos socioambientais nos corpos hídricos da região localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo.

De sua nascente em Minas Gerais até sua foz em Canavieiras no sul da Bahia, o Rio Pardo sofre impactos relacionados ao uso de venenos e adubos químicos, expansão da mineração, desmatamento, queimadas, irrigação de pastos e cafezais, monocultivos de eucalipto, criação de camarão e pecuária. Em Ribeirão do Largo e região, a situação é agravada devido a má gestão das águas pelo poder público, uma vez que a maioria das cidades despeja o esgoto nos córregos sem tratamento.

Bruna Mendonça, moradora da comunidade Cachoeira I revela que a origem do evento está associada à iniciativa das comunidades para preservar as nascentes da região: “inicialmente o projeto seria pra fazer uma unidade demonstrativa, cercar uma nascente para a comunidade e fazer palestras de incentivo sobre o bom uso da água, o não uso de agrotóxicos, entre outras questões.”

A representante da comunidade revela que a iniciativa foi bem aceita pelas pessoas e ao todo sete nascentes já foram cercadas através do trabalho coletivo e da educação popular: “depois dos cercamentos tivemos uma ideia de fazer uma benção para mostrar para a comunidade a importância das nascentes. Em conversa com o padre Luiz Cláudio e o CEAS surgiu a ideia de fazer não só uma benção, mas uma caminhada em prol das águas, uma missão popular das águas.”

Mirian Silva, assessora do CEAS afirma que a Missão visa “não apenas denunciar os ataques e descasos que têm ameaçado o Rio Pardo”, mas também passar uma mensagem de “esperança e o compromisso” com as comunidades que vivem dessas águas: “Este é um momento de união e de ação, pois entendemos que cuidar do Rio Pardo é cuidar da vida em todas as suas formas. As águas do Rio Pardo não são apenas um recurso, mas uma fonte de vida e dignidade para as comunidades que dependem delas. São o sustento das famílias, a força do ecossistema, e a garantia de um futuro equilibrado para as próximas gerações”, completa.

A 2ª Missão das Águas faz parte de uma ampla agenda organizada por comunidades, paróquias e organizações populares que compõem a Articulação Rio Pardo Vivo e Corrente na Bahia e em Minas Gerais. Em 2024, a Articulação já realizou um intercâmbio de comunidades em Canavieiras-BA, uma romaria em Mascote e Santa Luzia-BA, além de diversas ações de preservação e educação popular nos territórios que compõem a Bacia.

Confira a Programação:

06h50 – Concentração
07h10 – Abertura
07h35 – Início da caminhada
09h30 – Café compartilhado
10h – Santa Missa na Comunidade Guadalupe
11h – Retorno
Obs.: Cada participante levar lanche para compartilhar.

Realização: Comunidades São Sebastião, Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Luzia, Paróquia São Pedro (Macarani-BA) e Articulação Rio Pardo Vivo e Corrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *