Somos uma Articulação composta por Agricultores  Tradicionais, Geraizeiros/as, Extrativistas, Quilombolas, Indígenas, Acampados, Assentados de Reforma Agrária, Pescadores/as, Marisqueiras, Estudantes, Pesquisadores/as, Ong´s, Igrejas, Organizações e Movimento Sociais do Campo e da Cidade que vivem e atuam nesta Bacia.

Desde sua nascente até a foz, estamos organizados em três sub-regiões, que denominamos Alto, Médio e Baixo rio Pardo, inseridas nos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A parte alta compreende o trecho entre os municípios mineiros de Montezuma e Águas Vermelhas, a parte média entre os municípios de Cândido Sales (BA) e Potiraguá (BA) e a parte baixa entre os municípios de Pau Brasil (BA) e Canavieiras (BA).

Defendemos a Água como Bem Comum, que não deve ser privatizada, e anunciamos por meio de práticas solidárias e agroecológicas realizadas pelos diversos povos que vivem nesta bacia, ações que contribuam para a produção e reprodução da vida, bem como denunciamos atividades econômicas e políticas públicas inadequadas que impactam ou possam impactar negativamente o Rio Pardo, seus afluentes e toda sociobiodiversidde de nossos territórios.