O Articulação Rio Pardo Vivo e Corrente MG/BA é uma articulação que atua na defesa dos bens comuns e dos territórios populares da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, território estratégico entre a Bahia e Minas Gerais. Fundada em 2015, surge como espaço de unificação de lutas contra as ameaças do grande capital, como a mineração e o agronegócio, que avançam sobre recursos hídricos, terras e modos de vida das classes trabalhadoras.
Nossa força está na rede colaborativa que construímos com movimentos sociais, assessorias, organizações populares, povos indígenas, geraizeiros, quilombolas, camponeses, extrativistas, acampados, assentados de reforma agrária, pescadores/as, marisqueiras e toda a população que depende dessas águas para garantir as necessidades básicas de suas famílias (alimentação, saúde, lazer) e para a geração de renda e trabalho, ou seja, para a reprodução a vida.
Desde 2019 utilizamos a ferramenta de comunicação Observatório Rio Pardo Vivo e Corrente, visando construir estratégias de comunicação popular para denunciar violações, visibilizar processos de resistências e anunciar as práticas agroecológicas fundamentais para a defesa dos territórios.
Em um contexto de crise hídrica, conflitos socioambientais e ofensiva do capital e do Estado sobre nossos bens comuns, a Articulação Rio Pardo Vivo e Corrente MG/BA defende que a organização de base e a solidariedade entre os povos são caminhos indispensáveis para construir um futuro justo, soberano e ambientalmente garantido.
Por um Rio Pardo Vivo e Corrente!