Aconteceu nesta quinta-feira 09 de fevereiro de 2023 na comunidade rural do Espírito Santo em Cândido Sales, reunião articulada pela Lotus Brasil e a associação comunitária da localidade para tratar do projeto do mineroduto que deve passar por uma extensão de 14,70 Km no território municipal, impactando 36 propriedades rurais perpassando quatro povoados da região.

Após apresentarem-se como responsáveis pelo projeto junto às comunidades dos estados de Minas Gerias e Bahia os técnicos da Lotus Brasil detalharam o projeto do mineroduto explicando características como a dimensão do duto, profundidade da cava e a respeito da área de servidão de 15m metros de cada lado. Os representante da empresa esclareceram que trata-se de um primeiro contato e, que aguardam a liberação da licença prévia para que o empreendimento possa ir a diante.

As pessoas presentes na reunião fizeram questionamentos relacionados ao impacto ambiental da obra, sobre como os proprietários serão indenizados e o que será feito no caso das pequenas propriedades, como será a negociação com as pessoas que não possuem a titularidade da terra, como funcionará o sistema de cercamento da área de servidão e se seria possível cultivar mandioca nesta área.

Os representantes da Lotus Brasil reiteraram que as questões relacionadas às negociações indenizatórias só serão tratadas após a liberação da licença prévia e que obedecerão o marco legal que trata do assunto, que a área de servidão não será cercada e que continuará integrando a propriedade rural, havendo algumas restrições para o uso da área.

Ao final os representantes do CEAS e da CPT Daniel Picolli e João Batista fizeram intervenção orientando a comunidade a estarem atentas e refletirem sobre o momento atual que pode ser determinante no que diz respeito aos impactos de curto e médio prazo que todos podem ter, Daniel falou da importância de garantir a sobrevida do rio e da importância dessa discussão não se encerrar ali, devendo as associações se articularem melhor para medir os impactos que um empreendimento dessa natureza pode trazer para a vida das pessoas nesta e nas gerações futuras.

A reunião encerrou por volta da 17:30 com um lanche compartilhado com todos os presentes que retornaram aos respectivos destinos. (Welintom Rodrigues)

Assessores presentes na reunião da Lotus com a comunidade do Espirito Santo em Cândido Sales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *