Mudanças climáticas e impactos socioambientais sobre as comunidades do Rio Pardo são tema de evento no sul da Bahia.
“As mudanças climáticas impactam as águas e as comunidades” é o lema da 3ª Romaria da Terra e das águas de Mascote de 2024 a ser realizada no dia 13 de outubro. Desde que se iniciou em 2022, o evento tem reunido comunidades da Bacia do Rio Pardo no sul da Bahia e apresentado para a sociedade denúncias e reivindicações sobre a preservação das águas e o direito de permanência nos territórios.
O Rio Pardo, que possui a sua nascente em Minas Gerais e sua foz em Canavieiras no sul da Bahia, sofre por toda a sua extensão impactos relacionados ao uso de venenos e adubos químicos, expansão da mineração, desmatamento, queimadas, irrigação de pastos e cafezais, monocultivos de eucalipto, criação de camarão e pecuária.
Para além da denúncia, a Romaria da Terra e das Águas é um espaço de intercâmbio entre comunidades, onde práticas de agroecologia, troca de sementes e espaços formativos são realizados. Seu período de realização faz memória a mulheres que no passado peregrinavam para participar da missa de Nossa Senhora do Rosário no mês de outubro.
A 3ª Romaria da Terra e das Águas de Mascote é uma realização da Paróquia São Sebastião (Mascote), Paróquia Santa Luzia (Santa Luzia) e Articulação Rio Pardo Vivo e Corrente e faz parte de uma ampla agenda de lutas pela defesa do Rio Pardo na região sul e sudoeste.
Confira a programação:
5h – Saída dos romeiros
8h – Saída do ônibus
9h – Bate papo: “As mudanças climáticas impactam as águas e as comunidades”
10h – Missa solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário